Redes Sociais

Pages

Usuários Online

Utilizadores Online

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Operação flagra plantações de maconha irrigadas com água roubada do sertão do PE

Uma operação da Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento) flagrou oito plantações de maconha que são irrigadas com água desviada da adutora do sertão, em Cabrobó (527 km de Recife). O sistema é responsável pelo abastecimento de cinco cidades que estão em situação de emergência por conta da seca, no semiárido pernambucano.
Segundo a Compesa, um sobrevoo com helicóptero flagrou as irregularidades na sexta-feira (8). Por conta do risco de uma ação de técnicos da Compesa na região, conhecida como polígono da maconha, a Polícia Militar foi acionada para erradicar as plantações e só após a destruição dos pés de maconha é que as equipes vão ao local.
“Das oito roças, cinco já foram retiradas. A Polícia Militar nos informou que até quarta feira está nos liberando a área completa para fazermos a fiscalização dos trechos desses terrenos, tanto para fechar as ligações irregulares, como para ver se existem outras irregularidades com outros fins”, disse ao UOL o diretor da Regional do Sertão da Compesa, Fernando Lobo.
O diretor da Compesa explicou ainda que os sobrevoos sobre a adutora flagraram 22 processos suspeitos. Desses, 12 já foram visitados e os outros 10 (entre eles os oito com plantações de maconha) devem ser visitados nos próximos dias.
“Depois que iniciamos a ação nessa adutora, reduzimos em mais de 50% o índice de perdas. Antes, nós tínhamos um desvio de 80 litros por segundo (suficiente para atender uma cidade com 40 mil habitantes) e agora registramos uma queda para 38 litros”, afirmou Lobo, citando que a adutora do Sertão abastece às cidades de Cabrobó, Salgueiro, Terra Nova, Serrita e Verdejante.

Outras adutoras

Segundo as Compesa, a operação que fiscalizou a o desvio da água da adutora do oeste, em maio, foi encerrada com 45 ações que cortaram ligações clandestinas. “Nessa primeira adutora, encontramos abastecimento de carros-pipa para venda, o que é um procedimento totalmente irregular, além de um criatório de peixe com água desviada”, contou Fernando Lobo.
Assim que concluir as ações na adutora do Sertão, será a vez da fiscalização chegar à adutora de Dormentes. “Vamos fazer buscas nas três grandes adutoras, pois estamos tendo dificuldade em abastecer as cidades. Temos a necessidade de realizar essas fiscalizações, pois os açudes estão secando, e a população usa de todos os artifícios para se abastecer. E temos que dar prioridade aos centos urbanos, pois teríamos uma dificuldade bem maior que abastecer com carros-pipa os que moram na zona rural”, finalizou Lobo.
Segundo último boletim da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco, 109 municípios da zona da mata, agreste e do sertão do Estado já decretaram situação de emergência pela estiagem prolongada. Ao todo, 1,1 milhão de pessoas estão sendo afetadas diretamente pela seca.

FONTE E REDAÇÃO: http://noticias.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Teste - Teste

Teste - Teste

" Dar ouvidos para a maldade é prolongar o mal ".

Teste - Teste