Redes Sociais

Pages

Usuários Online

Utilizadores Online

terça-feira, 29 de maio de 2012

Fuga expõe fragilidade de presídio

Marco Carvalho - repórter

O filme se repetiu. Do pavilhão considerado de segurança máxima, novos detentos voltaram a escapar durante a madrugada de ontem. Três homens fugiram sem ser incomodados por agentes ou policiais militares. Quatro meses após o registro da maior fuga da história do Rio Grande do Norte, quando 41 homens escaparam do mesmo local, nada foi alterado. A fuga desta segunda-feira voltou a evidenciar a fragilidade que cerca a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, a maior do Estado. Problemas com o efetivo de agentes e PMs continuam refletindo na segurança deficitária oferecido pelo Governo para manter os detentos atrás das grades e distanciados da sociedade.

Adriano AbreuPedro Lucas Alvares foi recapturado ainda ontem 
Pedro Lucas Alvares foi recapturado ainda ontem

"Não adianta nada ter um pavilhão de segurança máxima, se não tem agentes para ficar lá ou policiais para as guaritas. Só funciona bem se tiver efetivo", afirmou o diretor de Alcaçuz, o agente penitenciário Cléber Torres Galindo. Os detentos aproveitaram a visita de familiares durante o domingo para dar início ao plano de fuga. Após o fechamento das celas à noite, eles escaparam para o solário, onde serraram as grades e tiveram acesso ao lado externo do pavilhão. Com auxílio de uma "Teresa", corda formada por lençóis, conseguiram transpor o muro da unidade.

A guarita mais próxima do pavilhão e que poderia ter visualizado a ação criminosa estava desativa pois não havia policiais militares suficientes. Antônio José Emereciano Ramos, José Rodrigo da Silva e Pedro Lucas da Silva Alvares conseguiram fugir. Antônio estava detido por assalto à mão armada.

Já José Rodrigo da Silva responde por tráfico de drogas, homicídio, furto e porte ilegal de arma. Ele era um dos 41 detentos que escaparam em 19 de janeiro do Pavilhão Rogério Coutinho Madruga. Foi recapturado no início de fevereiro na Paraíba, onde estava realizando assaltos. Ontem, mais uma vez, fugiu.

Recaptura

O terceiro fugitivo, Pedro Lucas da Silva Alvares, responde por assalto a mão armada, falsidade ideológica e receptação. Especialista em fugas, já havia escapado do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Candelária, do CDP das Quintas e da Cadeia Pública de Natal. No entanto, a liberdade não durou muito tempo. Durante a manhã de ontem, ele foi perseguido por agentes penitenciários na Rota do Sol, próximo ao Estádio Frasqueirão. Pedro Lucas foi detido e retornou à Penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta - Região Metropolitana.

Equipes do Instituto Técnico-científico de Polícia (Itep) estiveram presentes ontem na unidade e realizaram perícia no local da fuga. O diretor de Alcaçuz informou que abrirá sindicância para apurar as circunstâncias do ocorrido. 

Apesar de ter sido inaugurado há menos de um ano, o pavilhão Rogério Coutinho Madruga já é considerado pela direção o mais vulnerável. "Estamos analisando junto à Sejuc e Coape para destinar mais agentes para lá. Hoje, o problema é efetivo", esclareceu Cléber Torres Galindo. Doze homens é o efetivo diário à disposição do presídio de Alcaçuz para a guarda de mais de 800 presos.

FONTE E REDAÇÃO: http://tribunadonorte.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Teste - Teste

Teste - Teste

" Dar ouvidos para a maldade é prolongar o mal ".

Teste - Teste